Admissão e ano letivo na escola pública

21 de setembro de 2016

Infelizmente, o nível das escolas americanas não é o mesmo em todos os bairros. Portanto, ao escolher onde morar, primeiro é necessário verificar as escolas da região e suas classificações.

Muitas vezes, o valor do aluguel de um imóvel é bastante convidativo, mas as escolas não tem um bom nível.

O processo de matrícula é MUITO simples.

Vc se dirige à secretaria da escola, preenche um formulário online, e entrega os documentos.

Basicamente, histórico escolar ou último boletim, atestado médico, comprovante de residência e passaporte.

O atestado médico precisa ser emitido por um médico americano; vc deve informar a ele que precisa de um atestado para matrícula escolar, e deverá apresentar a carteira de vacinação. Caso alguma vacina esteja faltando, a criança deverá fazer a vacina.

A falta de fluência em inglês não é um problema; no formulário será informado se a família tem outra língua nativa, e qual o nível atual de inglês da criança. Se for o caso, a criança participará do programa específico para alunos estrangeiros.

A minha filha não tinha fluência no inglês, mas surpreendentemente estava falando, ouvindo e escrevendo muito bem após 3 meses de escola.

Digo surpreendentemente pq todo mundo dizia que criança aprendia muito rápido, mas fiquei realmente espantada em ver como a adaptação foi tranquila. Em muitas provas, ela chegou a tirar a maior nota da classe.

Acredito que o tênis também ajudou nesse aspecto; na academia em que treinou, todos os treinadores só falavam inglês.

Como o Adriano tinha o visto F1, não precisamos pagar valor nenhum à escola. Durante todo o ano letivo, gastamos apenas U$ 50.00… Isso pq quisemos comprar cadernos, lápis e canetas especiais… Se não quiséssemos, nem isso teria sido gasto.

O transporte para a escola também é gratuito. Existem vários ônibus escolares que atendem a região, e na matrícula vc será informado sobre o ponto e o horário para a criança pega-lo.

Ao voltar para o Brasil, é importante solicitar o histórico escolar americano com bastante antecedência, pq o documento é emitido por uma central. Leva em média 1 mês para chegar.

Com esse histórico em mãos, é necessário fazer a validação no consulado americano antes de voltar ao Brasil.

Também é importante validar na escola brasileira como acontece a retomada dos estudos por aqui… Isso pq cada escola trata de um jeito diferente.

Agora, se a criança está indo como o titular do visto F-1, o processo é um pouco diferente.

Custo:

-> Ano- U$7,772.00

-> Semestre –  U$- $3,886.00

Será necessário designar um responsável para o estudante durante o período, e essa pessoa é quem deverá fazer a matrícula.

A escola aceitará o aluno por um período máximo de 1 ano, sem direito a renovação.

Também há a limitação de idade (entre 14 e 18 anos) e não ter completado o ensino médio no Brasil.

 

Abs!

Luciana